Faturamento

O sistema perdas oferece uma série de gráficos de acompanhamento da operação que ajudam na tomada de decisão. Esta sessão irá descorrer sobre as regras aplicadas na realização do calculo de faturamento.

NGs Bloqueantes

Essa regra é responsável por ignorar o faturamento das NG's bloqueadas, caso a Ordem de Serviço possua uma das NG's bloqueantes

A configuração para essa regra de negocio pode ser encontrada no menu lateral "Parâmetros do Sistema" -> "Regras de Ordem de Serviço"

Na edição da regra "NGs Bloqueantes" o formulário apresenta as seguintes informações:

  • nome (não editável)
  • status (Regra habilitada ou não)
  • NG's bloqueadas (NG's que possuirão o faturamento zerado, caso a Ordem de Serviço possua alguma das NG's bloqueantes)
  • NG's bloqueantes (NG's responsáveis por zerar o faturamento das NG's do campo NG's bloqueadas)

NG's Coletivas

Os valores das NG's consideradas coletivas deverão ser aplicadas apenas uma vez em todas as Ordens de Serviços que possuirem a mesma CP/CS. Ademais, se uma O.S. possuir NG coletiva, a cobrança da inspeção não será aplicada. No entanto, se a Ordem de Serviço se enquadrar em outras regras que permitem a cobrança de inspeção, o valor será cobrado.

A configuração para essa regra de negócio pode ser encontrada no menu lateral "Parâmetros do Sistema" -> "Regras de Ordem de Serviço"

Para configurar a lista de NG's Coletivas clique em Editar no registro com nome "CP/CS iguais"

O formulário abaixo será exibido, e o campo responsável pelas NG's Coletivas se chama "NG's Bloqueadas"

EX: Se a NG 544 for vinculada em mais de uma Ordem de Serviço na mesma CP/CS o sistema deverá considerar o valor da NG apenas uma única vez.

Troca de CS

Caso o grupo de Ordem de Serviço de mesma CP/CS possua a NG de Troca de CS o sistema deverá ignorar o valor e pontuações de algumas NG's. A NG Troca de CS é um indicativo para cobrança de inspeção.

Essa configuração pode ser realizada editando o registro "CP/CS iguals" no campo Ignorar serviços por troca de CS e Troca de CS

EX: Se um grupo de Ordem de Serviço possuir a NG 370, os valores de todas as NG's selecionada no campo Ignorar serviços por troca de CS serão ignorados em todas as Ordens de Serviços de mesma CP/CS.

Troca de Radio

Esta regra se aplica após a regra de troca de CS e antes da regra de eficiência. Se a mesma CP/CS possuir pelo menos um tipo de serviço de troca de rádio, o sistema deverá considerar apenas esta regra para cobrança de inspeção.

Você pode informar o tipo de Serviço considerado Troca de Radio no campo Tipo de serviço Troca de Rádio

EX: Em um grupo de mesma CP/CS o sistema cobra inspeção sempre do primeiro, mas se alguma O.S possui troca de CS, TOI ou anormalidade que permita a cobrança o sistema deverá cobra inspeção dessas O.S

Eficiência

Esta regra cobra inspeção da O.S de eficiência somente se a mesma possuir TOI

Uma Ordem de Serviço é eficiência quando o tipo de serviço da mesma possuir essa informação

Esta regra é sobrescreve a regra de Troca de CS e Troca de Radio

By Pass

Quando a Ordem de Serviço possuir alguns Tipos de Serviço a regra de cobrança de inspeção deverá ser ignoranda, ou seja, a inspeção será cobrada sempre. Entretando se a O.S possuir alguma NG coletiva a regra relacionada a cobraça de inspeção voltará a ser aplicada.

A configuração dos tipos de serviços que afetam essa regra pode ser encontrado no campo Ignorar regra com na edição do registo de Regras de Ordem de serviço chamada CP/CS iguais

Anormalidade Bloqueadas

Quando a Ordem de Serviço possuir determinadas anormalidades o sistema deverá bloquear a cobrança de inspeção A configuração das anormalidades que afetam essa regra pode ser encontrado no campo Anormalidades bloqueadas na edição do registo de Regras de Ordem de serviço chamada CP/CS iguais

Anormalidades permitidas

Quando a Ordem de Serviço possuir determinadas anormalidades, a cobrança da inspeção deverá ser realizada, independentemente de outras regras que possam existir.

A configuração das anormalidades que afetam essa regra pode ser encontrado no campo Anormalidades permitidas na edição do registo de Regras de Ordem de serviço chamada CP/CS iguais

Cobrança de Inspeção

Para que o sistema saiba o valor referente à cobrança de inspeção, é necessário configurar um baremo na regra de Inspeção nos Parâmetros de Faturamento.

Essa cobrança é aplicada apenas em Ordem de Serviço dos processos Eletrônicos

Você pode acessar as configuração de Parâmetros de Faturamento no menu lateral "Parâmetros do sistema" -> "Parâmetros de Faturamento"

Ao editar Cobrança de Inspeção você irá encontrar um formulário permitindo vincular baremos por contrato, esses baremos serão utilizado para realizar o faturamento da Inspeção em seus respectivos contratos

Cobrança de TOI

Caso a Ordem de Serviço possua número de TOI o sistema ira aplicar um valor referente ao TOI

Para que o sistema saiba o valor referente à cobrança de TOI, é necessário configurar um baremo na regra de Cobrança TOI nos Parâmetros de Faturamento.

Você pode acessar as configuração de Parâmetros de Faturamento no menu lateral "Parâmetros do sistema" -> "Parâmetros de Faturamento"

Ao editar Cobrança de TOI você irá encontrar um formulário permitindo vincular baremos por contrato, esses baremos serão utilizado para realizar o faturamento do TOI em seus respectivos contratos

Cobraça Medidor Trifásico

Se a Ordem de Serviço for do processo tradicional e possuir um medidor trifásico, o sistema aplicará um valor referente ao tipo de medidor. Para que o sistema saiba o valor referente ao medidor trifásico, é necessário configurar um baremo na regra de cobrança de medidor trifásico nos parâmetros de faturamento.

Você pode acessar as configuração de Parâmetros de Faturamento no menu lateral "Parâmetros do sistema" -> "Parâmetros de Faturamento"

Ao editar Cobrança de medidor trifásico você irá encontrar um formulário permitindo vincular baremos por contrato, esses baremos serão utilizado para realizar o faturamento do TOI em seus respectivos contratos

Cobraça Medidor Bifásico

Se a Ordem de Serviço for do processo tradicional e possuir um medidor bifásico, o sistema aplicará um valor referente ao tipo de medidor. Para que o sistema saiba o valor referente ao medidor bifásico, é necessário configurar um baremo na regra de cobrança de medidor bifásico nos parâmetros de faturamento.

Você pode acessar as configuração de Parâmetros de Faturamento no menu lateral "Parâmetros do sistema" -> "Parâmetros de Faturamento"

Ao editar Cobrança de medidor bifásico você irá encontrar um formulário permitindo vincular baremos por contrato, esses baremos serão utilizado para realizar o faturamento do TOI em seus respectivos contratos

Cobraça Medidor Monofásico

Se a Ordem de Serviço for do processo tradicional e possuir um medidor monofásico, o sistema aplicará um valor referente ao tipo de medidor. Para que o sistema saiba o valor referente ao medidor monofásico, é necessário configurar um baremo na regra de cobrança de medidor monofásico nos parâmetros de faturamento.

Você pode acessar as configuração de Parâmetros de Faturamento no menu lateral "Parâmetros do sistema" -> "Parâmetros de Faturamento"

Ao editar Cobrança de medidor monofásico você irá encontrar um formulário permitindo vincular baremos por contrato, esses baremos serão utilizado para realizar o faturamento do TOI em seus respectivos contratos